quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Acerca do motivo para escrever este blog

              Saí da graduação de Biblioteconomia da UFRGS e minha primeira oportunidade de trabalho foi em uma escola. A famigerada biblioteca escolar. Raros são os alunos de graduação que desejam trabalhar neste tipo de biblioteca. Por que? Talvez por serem as que oferecem os menores salários; talvez pelo medo de trabalhar com crianças; talvez por se considerarem sem perfil para atividades como "Hora do Conto" - como se esta fosse a única ação para incentivar a leitura. Enfim, citei estas pois eram as minhas próprias questões. 
             Mas a situação que trago é que se chega neste tipo de biblioteca com a missão heroica de formar leitores, de incentivar a leitura, mas ninguém dá a receita de COMO fazer. (Além, é claro, de não perdermos de vistas todas as outras missões da biblioteca escolar, como desenvolver a autonomia na busca por informação, dar a conhecer e selecionar as diversas fontes, ensinar a normalizar trabalhos escolares, atender as demandas de toda a comunidade educativa em tudo o que se refere à informação.)
         Até o 5º ano do Ensino Fundamental as turmas tem horário fixo de biblioteca. Neste horário, tradicionalmente, se oferece a Hora do Conto como atividade lúdica de incentivo à leitura. A partir do 6º ano, o horário de biblioteca some do currículo. Mas a biblioteca continua com a sua missão de formar leitores. Mas, COMO FAZER? Lembrem-se; são pré-adolescentes e jovens! Grande desafio!
           Por isso me propus a escrever este blog! Como tive a oportunidade de fazer a Especialização sobre formação de leitores (UERGS) que me guiou por onde começar, me mostrou possibilidades de COMO FAZER, resolvi compartilhar com os colegas estas experiências de trabalho. Eu gostaria de ter tido umas "receitinhas" logo que assumi esta responsabilidade.
          Não vou trazer teoria, embora possa indicar algumas leituras, já que de busca por fontes de informação os colegas bibliotecários compreendem bem.
            Mas, desde já faço um apontamento: não existe o trabalho do bibliotecário dentro da escola sem a parceria e o apoio dos professores e da coordenação pedagógica. Estas são as pessoas de referência. Não precisa ser o professor de Língua Portuguesa ou de Literatura, mas com eles pode ser mais fácil. Obs.: sobre esta questão ler: "LER e escrever: compromisso de todas as áreas. "

2 comentários:

  1. Olá... lendo este texto minha adolescência(pré ?)
    bateu à porta em forma de recordação. fugi da escola aos 15 anos de idade,gazeava muitas aulas pra ir a Biblioteca Municipal, Pode ter certeza:A melhor sala da escola é a Biblioteca,infelizmente os aprendizes em geral desconhecem isso...
    Fico grato por ter tido a felicidade de ter cruzado em meu caminho pessoas iguais a ti.

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  2. Olá... lendo este texto minha adolescência(pré ?)
    bateu à porta em forma de recordação. fugi da escola aos 15 anos de idade,gazeava muitas aulas pra ir a Biblioteca Municipal, Pode ter certeza:A melhor sala da escola é a Biblioteca,infelizmente os aprendizes em geral desconhecem isso...
    Fico grato por ter tido a felicidade de ter cruzado em meu caminho pessoas iguais a ti.

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